Como adotar o estilo folk nos looks do dia a dia?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Rústico e super fashion, o estilo folk está em todos os festivais de música. Veja como usá-lo no dia a dia em looks equilibrados. 

Você gosta de looks mais despojados e alternativos? Super cool, o estilo folk faz a cabeça das fashionistas e está com tudo para o dia a dia. Com certeza você já viu ou ouviu falar sobre ele nos festivais de música, pois suas características descoladas estão muito presentes nas produções para esses eventos.

Tons terrosos, franjas, tranças, fivelas, coletes, couro, camurça, chapéus, vestido florido, estampas étnicas, botas e outros elementos que remetem ao country são os ícones dos visuais folk.

Se você gosta de moda e já é fã do estilo boho, com certeza vai se identificar com o folk. Continue a leitura, saiba mais sobre essa tendência e como usá-la no seu dia a dia.

A origem do estilo folk

A palavra folk tem origem no termo folklore (folclore) e significa “povo/tribo”. Tudo começou como um estilo musical que estourou nos anos 60 ao ser misturado com o rock, originando o folk rock. Grandes nomes desse estilo musical são Bob Dylan, Neil Young e Joni Mitchell. A música influenciou a moda e o estilo folk nunca mais saiu de cena.

Como aderir ao estilo folk

Batas, calça jeans com a boca larga, saias longas, bordados e botas: esses são alguns elementos que podem estar presentes para montar um look com estilo folk. Criatividade é a palavra de ordem, então misture o folk com outros elementos do seu estilo para criar produções para o dia a dia.

Evite usar o estilo folk da cabeça aos pés para não parecer caricato. Por exemplo: aposte em elementos para usar separadamente, como uma bolsa de franja, um vestido romântico com uma bota mais rústica, acessórios feitos à mão com pegada mais hippie, e por aí vai.

Para dar um toque moderno, invista na estampa animal print em alguma peça. Saias e vestidos fluídos, com estampas étnicas também são boas apostas para combinar com outros elementos mais neutros e arrasar no look.  Vale a pena ficar de olho em texturas, como o couro e a camurça, também muito presentes no estilo folk.

Os cabelos com um penteado mais “podrinho”, estilo despenteado, e uma make leve são o arremate perfeito para criar um look iluminado e que tudo a ver com o folk. Uma produção equilibrada e com muito estilo é a característica principal aqui.

Vale a pena investir para usar o estilo folk no dia a dia:

  • tons terrosos (pode combinar com peças coloridas para criar um contraste, por exemplo);
  • acessórios rústicos e/ou feitos à mão, como brincos e tiaras de couro;
  • abuse das franjas, texturas e tricô;
  • estampas bacanas neste estilo são: florais, tribais, étnicas e animal print;
  • aposte nas jaquetas e casaquinhos de couro, camurça ou com franjas;
  • o folk combina muito com looks para festivais de música;
  • aposte nas botas rústicas, pois elas dão um estilo country ao look;
  • peças inspiradas no estilo hippie  ou indígenas.

Estilo folk é diferente do boho

Apesar de terem uma pegada similar, o folk e o boho não têm exatamente a mesma proposta.

A palavra boho vem de bohemian, referente aos boêmios europeus dos anos 20. Nos anos 70, quando um movimento crescente entre arte e moda ganhou força no bairro de Soho, em Londres, nasceu o estilo boho com suas referências hippies misturadas a uma elegância européia.

Por isso é muito frequente vermos no boho estampas de florais pequenos, rendas, chapéus de abas grandes, óculos redondinho, saias longas e outros elementos característicos.

Já o folk remete ao country americano, com uma pegada mais interior e índigena. Em comparação ao boho, é um estilo menos delicado. Atualmente, ambos os estilos se complementam e estão lado a lado, conversando bastante. É bacana misturar elementos dos dois para garantir looks com estilo próprio, feminino e marcante.

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEITAR
Aviso de cookies