Itens que podem ajudar na introdução alimentar de bebês

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Na vida corrida de uma família com neném em casa, todo apoio é bem-vindo

Quando nasce um bebê em uma família, é um tal de fralda suja, roupa manchada de leite, chororô e cantoria de madrugada, noites mal dormidas e risadinhas pela manhã que recarregam qualquer corpo cansado. Toda mãe tem uma expectativa muito grande em relação à introdução alimentar, e a boa notícia é que existem vários itens que vão ajudar muito nesse momento tão aguardado.

Após os primeiros seis meses de vida, já começa a fase das comidinhas. Antes disso, não é necessário, já que o leite materno oferece todos os nutrientes para o neném, inclusive água suficiente para sua hidratação. Alguns pequenos iniciam a fase de gostosuras e travessuras um pouco antes, mas em geral é nos seis meses que a lambança começa. Está aberta a temporada de testes, erros e acertos.

Mamadeira

A primeira amiga inseparável do bebê é a mamadeira, que nos primeiros contatos costuma ser pequenininha, com um furinho bem pequeno. O mais indicado é ter mais de uma, para variar o tamanho e também testar com qual o bebê se adapta melhor. Os bicos são classificados por faixa etária também, e é indicado que sejam de modelos diferentes, de acordo com o líquido que o neném vai tomar com aquele bico. 

Escova de mamadeira

Esse é mais um item que não pode faltar. Para limpar todos os cantinhos internos da mamadeira, uma boa escovada com sabão neutro já é meio caminho andado. As melhores são aquelas que têm dois tamanhos de cerdas.

Esterilizador de mamadeira

Algumas pessoas torcem o nariz para o esterelizador de mamadeira, por acharem que é supérfluo. Mas ele é a melhor forma de garantir a proteção do neném, que ainda está fortalecendo o sistema imunológico. É possível fazer a esterilização sem o aparelho, jogando água fervente nas mamadeiras, chupetas e bicos, mas o esterilizador é muito mais prático, ideal para quem está com o tempo corrido.

Babador

Um bebê sem babador, é uma bomba prestes a explodir. Brincadeiras à parte, os mais práticos são aqueles reguláveis de silicone, que, além de fáceis de limpar, têm aquele bolsinho que apara as comidinhas que caem da boca do neném.

Colherinha

Quando o assunto é neném, não existe fórmula de sucesso. Um item que deu muito certo com um pode não dar certo com outro. Em geral, as colheres pequenas e rasas, feitas de silicone, são as primeiras melhores amigas das comidinhas. Com o passar do tempo, os pais podem testar outros formatos e tamanhos, pois o processo de aperfeiçoamento é contínuo.

Pratinhos

Não é incomum pratinhos que voam para bem longe nessa fase de introdução alimentar, por isso o ideal são aqueles de silicone com uma ventosa embaixo, para grudar nas superfícies. Ter pelo menos dois pratos é o ideal – com tampa, de preferência.

Cadeira de alimentação

Elas são muito úteis para que o bebê tenha uma posição adequada no momento da alimentação. As mais indicadas são aquelas com bandeja removível e porta-objetos, fechamento compacto e cinto de segurança.

Potinhos com tampa

Quem tem um bebê em casa sabe a correria que é. Para ganhar tempo, deixe tudo separadinho em potinhos com tampa identificados. Eles servem para colocar o leite em pó e as frutinhas que o neném vai degustar, prontinhas para consumo.

Com mais uma boquinha em casa, o consumo do gás vai aumentar um pouco, por isso o ideal é investir em um botijão de gás de 13 kg, para não ser pego de surpresa no momento de fazer a papinha. Afinal, o tempo é um tesouro valioso na vida de quem tem um bebê em casa.

(crédito: divulgação istock)

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies