5 Cursos da área financeira para gestores de empresas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Se você tem uma empresa ou gerencia um negócio, é importante fazer alguns cursos da área financeira para gestores, de modo a conseguir otimizar e profissionalizar ainda mais a sua atuação. Afinal de contas, é vital compreender como ter mais conhecimentos e capacidades pode ajudar o seu negócio a superar os desafios comuns que as empresas no Brasil têm de superar.

Por exemplo, você sabia que 50% de todas as empresas nacionais fecham as portas em apenas 4 anos de atuação comercial? Isso mostra o quão difícil é gerenciar um negócio no país, especialmente porque 99% de todas as empresas do Brasil são de micro ou pequeno porte, sendo, portanto, mais frágeis e vulneráveis a uma série de dificuldades e contextos.

Quer aprender mais para levar seu negócio ao sucesso? Então confira a seguir alguns cursos da área financeira para gestores de empresas!

5 cursos da área financeira para gestores de empresas!

1. Curso de valuation

Saber calcular valuation de uma empresa é um conhecimento muito útil e muito importante para os gestores. Afinal de contas, além de entender qual é o valor do seu negócio nesse processo, o administrador aprende também o que ajuda a aumentar esse valor e o que o diminui.

Por exemplo, veja o método de valuation mais usado por acadêmicos, o Fluxo de Caixa Descontado. Ele tenta medir a capacidade da empresa de produzir lucro constante e crescente. Portanto, consegue transformar em número elementos subjetivos como a força da marca ou a qualidade da gestão do negócio.

Ao entender como o Fluxo de Caixa Descontado funciona, o gestor tem a visão de quais são as métricas que ele precisa melhorar em sua empresa para que ela seja capaz de gerar lucro mais constantemente. Entender como calcular valuation de um negócio é, de certa forma, ter o “caminho das pedras” de como gerenciá-lo para que ele se valorize cada vez mais.

2. Curso tributário

Não dá para negar que a carga tributária no Brasil é alta e complexa. Não à toa, as empresas nacionais gastam 1.500 horas por ano para lidar apenas com os impostos que precisam pagar.

Isso faz com que seja muito necessário aos gestores entender como essa parte tributária funciona e o que eles precisam e devem fazer para melhor explorá-la em sua gestão.

Afinal, com o conhecimento mais aprofundado sobre as demandas tributárias, um administrador tem todas as condições básicas necessárias para gerir melhor essa área do seu negócio.

Por exemplo, ele pode ter mais condições para fazer um planejamento tributário, que é o processo de preparação e planejamento dos impostos que serão pagos para encontrar a melhor configuração possível para que a empresa pague menos impostos de maneira legal.

3. Curso de gestão estratégica

Gerenciar uma empresa não é uma fórmula de bolo. Ou seja, você não fará sempre a mesma coisa. Afinal, contextos específicos exigem ações específicas. Além disso, certos momentos dão margem a oportunidades importantes para que a empresa possa crescer.

Por isso, é vital entender de gestão estratégica, ou seja, da capacidade de aproveitar os momentos mais raros e que dão margem ao surgimento de oportunidades imperdíveis.

Além disso, a gestão estratégica ajuda a empresa a se preparar para alcançar seus objetivos de forma mais confiável, rápida e prática.

4. Curso de incentivos públicos

Não dá para negar a força e o impacto da Administração Pública no dia a dia das empresas, especialmente aquelas de pequeno porte. Afinal, o governo concede incentivos públicos importantes, assim como realiza editais de licitação vitais para muitos negócios e setores.

Portanto, é vital entender de incentivos públicos (tanto de isenções fiscais, quanto de licitações) para que a sua empresa tenha mais ferramentas disponíveis para cortar gastos e aumentar suas vendas ao trabalhar em parceria com a Administração Pública.

Esse tipo de ação garante um reforço importante para o sucesso da empresa, pois a coloca em posição de pagar menos impostos de forma legalizada e, ao mesmo tempo, conseguir vencer editais para ganhar mais dinheiro ao vender para os órgãos da Administração Pública.

5. Curso de importação e exportação

Por fim, toda empresa que quer crescer precisa de dois fluxos muito bem estruturados: a entrada de material e a saída de produtos. Nesse caso, trabalhar com a importação e exportação pode ser justamente aquilo que a sua empresa precisava para fortalecer esses dois fluxos e, assim, ganhar muito mais dinheiro, seja ao pagar menos em materiais vindos de fora, seja ao ganhar mais ao vender em dólar no mercado internacional.

Pronto! Agora que você viu esses cursos da área financeira para gestores de empresa, é importante começar a se inscrever neles e adotar esses conhecimentos para o seu dia a dia. Dessa forma, você terá as condições básicas para ampliar a qualidade da sua gestão e conseguir levar o seu negócio a superar os desafios que acabam com outras empresas no país.

Gostou do conteúdo? Então comente abaixo dizendo qual é o curso financeiro mais importante na sua opinião!

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies