Como economizar combustível?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Com a gasolina cada vez mais cara, a economia de combustível é muito necessária. Saiba as principais medidas que te ajudam a poupar.

A gasolina está cada vez mais cara no Brasil, e isso não é novidade: nos últimos anos, diversos motoristas viram que estava cada vez mais difícil manter o tanque cheio.

Sendo assim, muitos preferiram abandonar o carro próprio e migrar para transporte público ou serviços para motoristas, como Uber e 99 Táxi.

No entanto, ainda é possível economizar a gasolina por meio de algumas medidas. Preparamos um guia completo para você deixar de gastar tanto no combustível.

Temos certeza que algumas das medidas que falaremos aqui são muito importantes para o seu bolso no final do mês.

Faça manutenções periódicas no seu veículo

Não há como negar: fazer manutenção do carro leva tempo, tira dinheiro do bolso e pode até trazer muita dor de cabeça (especialmente para carros mais velhos). No entanto, é melhor gastar com manutenção do que com consertos, que podem sair muito mais caro no fim do mês.

Por exemplo: se o carro tiver algum vazamento no tanque, gasta muito mais gasolina que o necessário. Isso também vale para o câmbio de marchas, o freio, o ar-condicionado e outros componentes do carro: se eles não estiverem em ordem, os gastos sempre aumentam.

Evite usar o ar-condicionado

No Brasil, um país em que faz muito calor, deixar de usar o ar-condicionado pode ser difícil, especialmente nos períodos do verão, em que a temperatura ultrapassa os 40ºC em algumas cidades.

Como esse recurso funciona por meio do motor, usar o ar-condicionado sem necessidade drena o seu dinheiro pelo ralo. Portanto, só use-o quando for extremamente necessário.

Isso vale especialmente para carros com menos cilindradas, pois, neles, o motor trabalha mais para manter o ar funcionando. Então, fique atento!

Mantenha os pneus calibrados

Como muitos motoristas sabem, cada carro tem uma calibração adequada. Portanto, mantê-la de acordo com as orientações do fabricante é fundamental para o bom funcionamento e a economia de combustível.

Isso porque um carro com pneus descalibrados torna-se menos eficiente, pois gera mais atrito com a via. Isso faz com que ele consuma mais gasolina, o que gasta mais dinheiro.

Outro ponto interessante é notar que alguns carros possuem calibração diferente quando estão cheios e quando estão vazios. É preciso estar atento. Felizmente, a calibração de pneus é grátis e leva poucos minutos. Portanto, não deixe de fazê-la!

Troque de marchas corretamente

Quando o motorista demora para trocar de marcha, o carro gasta muita gasolina. Isso acontece porque o motor utiliza muita energia quando o giro do motor não está de acordo com a marcha escolhida. Portanto, é preciso estar atento para a troca correta de marcas: demorar muito para fazer isso resulta em um desperdício de dinheiro.

Isso também vale ao estar com uma marcha muito alta em baixa velocidade. Nesses casos, é preciso fazer a redução. Felizmente, o próprio carro sinaliza a troca de marcha por meio do barulho do motor. Assim, fica mais fácil para o motorista.

Mantenha a velocidade constante

Variações constantes na velocidade do carro gastam muita energia do motor, o que desperdiça combustível. Portanto, o ideal é evitar acelerar muito e manter a condução em velocidades constantes. Em geral, cidades exigem velocidades mais baixas, como 60 km/h, 40 km/h ou até 20 km/h.

Por outro lado, em estradas e vias expressas, o ideal é manter a velocidade alta e evitar mudá-la frequentemente. Nesses casos, a velocidade pode chegar a 100 km/h. Isso acontece porque as acelerações e as freadas do carro demandam muita energia do motor.

Não leve muito peso

Todos adoram viajar com a família e aproveitar o tempo juntos. No entanto, em casos assim, é preciso ficar atento aos limites de peso. Em primeiro lugar, os carros não devem levar mais que cinco passageiros. Alguns veículos possuem uma limitação ainda mais restritiva, permitindo até quatro passageiros apenas.

Além disso, cada carro possui um limite de volume na mala, que deve ser respeitado para economizar combustível. Andar com um carro muito pesado, acima dos limites do veículo, também pode gerar problemas mecânicos e até causar acidentes.

Esperamos que, com essas dicas, você consiga economizar combustível e tenha mais dinheiro sobrando no final do mês!

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies