A quem se destinam os cursos rápidos na área de TI?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

O mundo está ficando cada vez mais tecnológico, tendo em vista que a internet e suas tecnologias proporcionam todo o tipo de serviços e recursos para todos os tipos de pessoas, sejam elas físicas ou jurídicas.

O que acontece é que a demanda da necessidade desses profissionais no mercado de trabalho é muito alta, mas nem sempre é possível encontrar profissionais suficiente no mercado para atender a essa necessidade.

Ainda assim, de acordo com uma pesquisa realizada, desde o mês de maio de 2020 o setor da tecnologia da informação vem crescendo gradualmente, incluindo os profissionais formados e qualificados nas mais diversas áreas deste setor, e a premissa é que este crescimento continue.

Mas basta apenas que uma pessoa se forme na área de Tecnologia da Informação e pronto? Claro que não. É preciso escolher uma área em específico para se especializar e ter algo que pode ser considerado um diferencial que chame atenção no mercado de trabalho.

Os treinamentos AWS, por exemplo, podem ser exatamente o diferencial que você precisa para se destacar na área de Tecnologia da Informação que você atua, além de existirem vários tipos de cursos rápidos que têm muito a agregar para quem trabalha nesta área.

Mas esses cursos são destinados a quais profissionais de Tecnologia da Informação? A todos os profissionais, e também àqueles que estão adentrando o mundo da TI agora e desejam ingressar no mercado de trabalho da melhor maneira possível, ou seja, já tendo um diferencial em seu currículo.

Ainda assim, existem algumas áreas da Tecnologia da Informação que se consagram como as mais procuradas atualmente, isto é, são as áreas do mercado de trabalho que mais estão precisando de profissionais qualificados e que possuam diferenciais.

E se você quer saber mais sobre essas áreas e também como deve ser o perfil do profissional que deseja atuar na área da Tecnologia da Informação, continue lendo este artigo e saiba mais sobre todos esses assuntos.

Qual o perfil de um profissional da Tecnologia da Informação?

Primeiro vamos falar um pouco sobre o perfil do profissional que atua na área da Tecnologia da Informação. Pois, por mais que um profissional seja diferente do outro, existem algumas competências e características que todos precisam ter. Veja quais são:

  • Criatividade: é preciso criatividade para propor inovações e otimizações de processos;
  • Empreendedorismo: o espírito empreendedor é necessário para que o profissional possa trabalhar de forma autônoma, caso esse seja o objetivo;
  • Dinamismo: o mundo da tecnologia muda todos os dias, todos os minutos. E para poder se sair bem neste meio, o profissional precisa se adaptar a mudanças com facilidade;
  • Comunicação: a comunicação é necessária em toda e qualquer área profissional, mas na Tecnologia da Informação, ela se faz precisa para que os profissionais possam se comunicar bem com seus clientes;
  • Proatividade: o profissional proativo é aquele que consegue antecipar os possíveis problemas e encontrar soluções de forma imediata;
  • Inglês avançado: a grande maioria dos códigos de programação estão sempre em inglês, então é preciso ter conhecimento avançado com essa língua estrangeira;
  • Saber trabalhar em equipe: por fim, é preciso gostar e saber como trabalhar em equipe, pois é preciso saber quando dar a sua solução para determinado problema, mas também ouvir a solução que o próximo tem a propor.

Quais as principais áreas da TI que devem investir em cursos rápidos voltados para a Tecnologia da Informação?

Agora que você já conhece um pouco melhor o perfil de um profissional da Tecnologia da Informação, veja quais são algumas das principais áreas deste setor que demandam a necessidade de profissionais qualificados e especializados:

  • Administrador de Banco de Dados: este profissional é responsável por fazer análises de Big Data, além de instalar, gerenciar e monitorar todos os tipos de dados corporativos. Ele garante que todos os dados sejam eficientes e protegidos contra usuários não autorizados;
  • Analista de Dados: já o analista de dados é o responsável por coletar, compilar e interpretar todas as informações que existem no banco de dados. Afinal de contas, não basta coletar os dados, é preciso entendê-los e utilizá-los da maneira correta;
  • Analista de Sistemas de Computação: este profissional estuda vários tipos de processos diferentes até encontrar um que seja considerado o melhor para processar todas as informações e, caso seja necessário, eles renovam ou projetam novos processos;
  • Analista de Segurança da Informação: por fim, temos o analista de segurança da informação, o qual é o responsável por manter sempre todas as redes e sistemas dos computadores protegidos.

Claro que existem muitas áreas para se atuar no setor de Tecnologia da Informação, mas essas são algumas das mais procuradas atualmente. Então, se você pensa em atuar, ou já atua em uma dessas áreas, procurar fazer um curso rápido de TI, com certeza vai ser muito bom para sua carreira profissional.

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies