Operação Capo é deflagrada em Esteio no combate ao tráfico de drogas, associação ao tráfico, corrupção de menores e coação

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Esteio, com o apoio da Brigada Militar, nesta terça-feira (03) deflagrou a Operação Capo, contra esquema do crime organizado em Esteio. A Operação Capo é executada, com o cumprimento de 32 ordens judiciais (mandados de prisão e de busca e apreensão) visando o combate aos crimes de tráfico de drogas, associação ao tráfico, corrupção de menores e coação no curso do processo, praticados pelos investigados que fazem parte de uma mesma família que domina um condomínio em Esteio, onde residem mais de 900 pessoas.

A investigação criminal durou mais de um ano e iniciou através de uma série de denúncias contra componentes de uma mesma família, cujo líder encontra-se atualmente recolhido em presídio federal.

Os criminosos atuam no fornecimento de drogas no interior e no entorno do condomínio e também dominam a parte administrativa do local, uma vez que são os supostos proprietários de empresas que prestam serviços ao prédio, como serviço de manutenção, limpeza, vigilância e pintura. Além disso, a esposa do principal investigado é a síndica do condomínio, tendo em seu poder toda a estrutura, bem como as chaves dos apartamentos desocupados e dos invadidos pela facção.

Próximo ao condomínio foram alocados, em vários pontos, “olheiros” e câmeras de segurança cujo o intuito é o de comunicar qualquer movimentação da polícia ou de inimigos. Segundo a delegada Luciane Bertoletti a investigação foi extremamente difícil, pois o condomínio encontra-se sob o domínio dos criminosos que garantem o silêncio dos moradores ou por medo ou por troca de benefícios.

Conforme o Ten Cel Stein, ações conjuntas como a de hoje, tem contribuído significativamente para a redução de todos indicadores criminais em Esteio. “Acreditamos que a união de esforços institucionais é fundamental para proporcionar a segurança e bem estar de nossa comunidade”, citou.

Já o Diretor da 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana, delegado Mario Souza, afirmou que a ação integrada é enérgica para desarticular a forma de atuação do tipo milícia dessa organização criminosa nos condomínios.

Fonte: https://www.pc.rs.gov.br/

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies