Secretaria da Agricultura e parceiros promovem o 23º Ciclo de Palestras sobre Citricultura em Veranópolis

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Com a finalidade de levar novas informações e tecnologias aos citricultores do Rio Grande do Sul, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), junto com Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Veranópolis (por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), promove o 23º Ciclo de Palestras sobre Citricultura. O evento é gratuito e ocorrerá nesta quarta (29/6) e quinta-feira (30/6) no salão comunitário Nossa Senhora de Lourdes, em Veranópolis. As inscrições podem ser feitas no local, até no primeiro dia. A abertura oficial acontecerá às 18h de quarta-feira.

A programação do primeiro dia inicia às 9h e contará com palestras que irão abordar diversos assuntos que envolvem o cultivo de citros, como a qualidade das mudas, o controle de pragas e doenças, novas variedades e o uso de fitorregulares, além de um panorama local e estadual da citricultura e as perspectivas no Brasil e no mundo. 

O engenheiro agrônomo e diretor do Departamento de Defesa Vegetal da Seapdr, Ricardo Felicetti, vai palestrar dia 29, sobre “Importância da qualidade de mudas”. Segundo ele, serão debatidas as questões de qualidade e fitossanidade objetivadas na produção de mudas de citros, que são a base para a implantação de um pomar producente e viável economicamente, bem como uma garantia de estabilidade da atividade citrícola no Estado. “Nesse contexto estão as exigências legais para a produção de mudas de citros, que serão abordadas no debate”.

Também dia 29, o engenheiro agrônomo e diretor do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA), Caio Efrom, vai falar sobre “Controle de ácaros e mosca-das-frutas em citros”. Ele citará as principais ferramentas e estratégias para o monitoramento e manejo da população dessas que são consideradas as principais pragas da citricultura no Estado. “Vou apresentar um conjunto de ações e alternativas, tanto para sistemas convencionais, quanto orgânicos”.

Na quinta-feira (30/6), pela manhã, haverá visitas técnicas a duas propriedades rurais, onde serão apresentados o manejo do solo e de sistemas de irrigação em citros, o armazenamento desses frutos, a implantação e sistematização de pomares cítricos e a poda mecânica. O evento se encerra às 13h.

Serviço

O quê: 23º Ciclo de Palestras sobre Citricultura

Quando: 29 e 30 de junho

Onde: Salão Comunitário Nossa Senhora de Lourdes, em Veranópolis

Mais informações:  fone (54) 3441-1162 ou pelo email: [email protected]

Foto: Fernando Dias/Seapdr

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEITAR
Aviso de cookies