Saiba por que é importante realizar a substituição dos pneus quando estão carecas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Em muitos casos, os motoristas até estão cientes de por que os pneus são importantes para o veículo, mas negligenciam de forma sistemática a atenção devida a essa parte tão fundamental de todo e qualquer automóvel.

No Brasil, por exemplo, é notável que uma expressiva parcela dos acidentes de trânsito que ocorrem diariamente é devida a problemas no veículo, dentre os quais se inclui, evidentemente, o descaso em relação aos pneus.

Muitas dessas falhas, que às vezes levam a incidentes graves, poderiam ser perfeitamente evitadas apenas com manutenção periódica dos automóveis, sendo a troca de pneus carecas uma das mais simples e importantes ações nesse sentido.

É inegável a importância da manutenção automotiva preventiva, especialmente quando se trata de pneus, não apenas no que se refere à segurança do veículo e seus passageiros, mas também à própria saúde financeira do proprietário do automóvel em questão.

Justamente, por isso, este texto buscará esclarecer qual a importância tanto dos pneus para a segurança do veículo quanto da troca de pneus quando estão carecas, visando a conscientizar o grande público dessas questões fundamentais.

Como os pneus auxiliam a segurança do veículo?

Independentemente da extensão ou finalidade dos trajetos realizados por um motorista em seu veículo, é sempre necessário prezar pela segurança, de forma a dar a devida atenção aos diversos fatores diretamente relacionados a ela.

Como mencionado anteriormente, os pneus cumprem um papel importantíssimo nesse sentido.

Portanto, todo e qualquer condutor de automóveis deve priorizar, sobretudo, a manutenção preventiva desses itens tão essenciais ao seu veículo.

Por estarem diretamente em contato com o solo, recebendo de forma imediata os impactos de estradas nas mais diversas condições, é pertinente afirmar que os pneus são uma das partes mais sensíveis do veículo, devendo receber, portanto, também a maior atenção.

Além disso, também são responsáveis por, dentre outras coisas, o comportamento dinâmico, a frenagem, a performance e a economia de um automóvel.

Por essas razões, a vistoria periódica do veículo se faz absolutamente necessária, tal qual um laudo AVCB bombeiros é fundamental para o funcionamento de qualquer estabelecimento residencial, comercial ou industrial.

Observando, por exemplo, se há desgaste e ou bolhas na superfície dos pneus, é possível identificar preventivamente problemas no automóvel antes que eles se desenvolvam e possam, futuramente, implicar em acidentes dos mais variados níveis de gravidade.

Outra dica valiosíssima é sempre voltar a atenção para a calibragem dos pneus, revisando frequentemente o estado em que se encontram todos eles, inclusive o estepe, uma vez que, em emergências, ele deve estar em boas condições para ser utilizado.

Trafegar com pneus tanto desgastados, popularmente referidos como “carecas”, quanto indevidamente calibrados pode comprometer estruturalmente o veículo, em termos de estabilidade, segurança, dentre outros aspectos.

Evidentemente, sempre que alguma anormalidade for detectada, é necessário recorrer ao auxílio de um mecânico, borracheiro ou qualquer outro profissional competente para solucionar o problema da melhor forma possível o quanto antes.

A partir do contato com tais profissionais, é possível que se mostrem alternativas à troca de pneus, tal qual a vulcanização de pneu, bastante eficiente no processo de extensão da durabilidade dessa decisiva parte do veículo.

Além disso, há outros fatores envolvendo o estado dos pneus que devem ser levados em consideração, como, por exemplo, o alinhamento e o balanceamento.

O primeiro se refere ao equilíbrio dos pneus e das rodas do automóvel, de forma a mantê-los paralelos entre si e retos em relação ao solo. 

O alinhamento viabiliza o desgaste por igual dos pneus, prolongando sua vida útil e auxiliando na economia de combustível.

O último, por sua vez, diz respeito à técnica de permitir que as rodas se movimentem sem causar vibrações, impedindo que o veículo penda para um ou outro lado. Bem como o fator anterior, o balanceamento deve ser realizado a cada 10.000 quilômetros rodados.

Também o rodízio de pneus, que viabiliza o desgaste desses itens de forma estável e equilibrada, se faz absolutamente fundamental para a manutenção das boas condições de um veículo, independentemente de qual seja.

Por fim, é importante ressaltar que a forma com que o motorista dirige o veículo também influencia diretamente na vida útil dos pneus. Ao respeitar os limites de velocidade e conduzir de maneira defensiva, são criadas condições favoráveis à durabilidade dos pneus.

Assim, bem como no caso da limpeza interna de carros, o cuidado e a manutenção externa também se fazem absolutamente fundamentais para que o automóvel possa seguir funcionando da melhor maneira e pelo maior período de tempo possível.

Por que trocar os pneus quando estão carecas?

Bem como descrito anteriormente, apesar de em muitos casos não ser dada a devida atenção aos pneus de um veículo, é sempre importante salientar que a falta de manutenção desses itens pode implicar em sérios riscos ao automóvel e seus passageiros.

Por isso, seguem listados cinco dos principais perigos oferecidos pela utilização de pneus carecas, visando a esclarecer de forma ainda mais detalhada a importância de trocá-los periodicamente. São eles:

  • Hidroplanagens;
  • Atolamentos e derrapagens;
  • Frenagem retardatária;
  • Estabilidade reduzida;
  • Punições e penalidades.

Sobre o primeiro tópico, é pertinente ressaltar que pneus carecas, pelo desgaste a que foram submetidos, são mais lisos, portanto, sem sulcos de escoamento de água, em comparação a, por exemplo, pneus novos.

Assim, podem ocorrer aquaplanagens, deslizamentos devido a poças de água, uma vez que a superfície antiaderente dos pneus carecas já não é mais capaz de se manter fixa ao solo quando exposta a pistas molhadas.

Da mesma forma como um animal de estimação submetido a banho e tosa pequeno encontra-se completamente indefeso e vulnerável em relação à água, pneus desgastados seguem a mesma lógica, podendo ser responsáveis até mesmo por acidentes graves.

A respeito do segundo tópico, é fato que os sulcos presentes na superfície de pneus novos também contribuem para o oferecimento da tração adequada a cada tipo de estrada, portanto, sem esses mesmos sulcos, o veículo fica mais suscetível a derrapagens.

Ou seja, com pneus carecas, é mais difícil para o condutor manter o automóvel sob controle quando em situação de curvas ou freadas. O mesmo ocorre no caso de atolamentos, de forma que incidentes de diferentes níveis de gravidade se tornam possíveis e prováveis.

Em relação ao terceiro tópico, a partir da mesma lógica apresentada nos pontos anteriores, pneus carecas tendem a perder poder de desaceleração comparativamente a pneus novos ou em bom estado de conservação.

Em pistas de menor atrito ou em dias de chuva, por exemplo, a frenagem de veículos com pneus desgastados se dá de forma ainda mais retardatária, prolongando não apenas o tempo necessário à parada, mas também a distância percorrida até ela.

Mesmo no caso de motoristas com bons reflexos e resultados adequados no exame de vista para CNH, a utilização de pneus carecas pode prejudicar, e muito, a prevenção a acidentes, ainda mais sob condições dificultadas de pilotagem.

Sobre o quarto tópico, talvez um dos principais problemas causados por pneus em mau estado seja a falta de estabilidade na direção. 

A partir dele, quaisquer irregularidades do trajeto se tornam bastante perceptíveis, o que compromete a segurança de todos.

É possível que o condutor perca o controle do automóvel ou até mesmo que os pneus do carro estourem em decorrência da estabilidade reduzida, podendo levar a graves acidentes envolvendo sérios riscos, como a própria morte em casos extremos.

Por fim, a respeito do quinto e último tópico, há também um risco financeiro considerável a proprietários de veículos com pneus carecas: multas. Tal aspecto vem listado em último lugar por não implicar diretamente em risco de vida, apesar de ainda ser bastante relevante.

Segundo a legislação brasileira, trafegar com automóveis cujos pneus não estejam em bom estado é considerado infração grave, sendo punida com penalidade financeira e fazendo com que o condutor em questão some 5 pontos na Carteira de Habilitação.

Assim como no caso de distribuição de folhetos para publicidade de forma irregular, a multa pode chegar a valores bastante altos.

Além do mais, em casos críticos, o veículo pode até mesmo ser apreendido. Dessa forma, é sempre melhor evitar complicações desse tipo.

Considerações finais

Portanto, tendo em vista o conteúdo exposto ao longo deste texto, fica evidente a importância dos pneus para a segurança de quaisquer veículos, sobretudo, a necessidade da substituição dos pneus quando estão carecas.

De forma semelhante a uma bateria de caminhão 150 amperes, motoristas e proprietários devem estar sempre energizados para cuidar adequadamente da manutenção preventiva de seus automóveis, especialmente, quando se trata desses componentes tão essenciais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies