Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS apoia Programa Juntos Contra o Melanoma

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Workshops gratuitos serão realizados para profissionais como cabeleireiros, podólogos e tatuadores

A ação tem como objetivo oferecer o conhecimento dos médicos a profissionais que lidam com a pele no seu dia a dia e, assim, ajudar na identificação de sinais do câncer tipo Melanoma, considerado o mais perigoso entre os diversos tipos.

“O Câncer Melanoma tem mais de 90% de chance de cura quando descoberto no início e profissionais de diversas áreas têm papel fundamental no auxílio para a detecção precoce da doença”, explica o médico dermatologista e associado da SBD-RS, Dr. Renato Bakos, presidente do Grupo Brasileiro de Melanoma (GBM).

O dermatologista Elimar Gomes, idealizador e coordenador do Juntos contra o Melanoma, ressalta que pouco se educa a população sobre o tema. Uma pesquisa do Datafolha mostrou que 78% dos brasileiros desconhecem a doença.

Embora o melanoma não seja o tipo de câncer de pele mais comum, é o mais perigoso pela sua capacidade de rapidamente se espalhar para outros órgãos. Pode surgir em qualquer parte do corpo, inclusive áreas não expostas ao sol, como o couro cabeludo, as unhas e as plantas dos pés. Com alta prevalência de casos, o tema merece atenção especial no Rio Grande do Sul. Podólogos e tatuadores também podem salvar vidas e auxiliar no combate a essa doença, que causa mais de 1800 mortes por ano no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

A iniciativa conta, também, com apoio da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS).

Workshops em Porto Alegre

Os Workshops do programa Juntos Contra o melanoma ocorrerão no dia 5 de agosto, no Centro de Eventos da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS). As aulas serão ministradas pelo Dr. Elimar Gomes, com participação do Dr. Renato Bakos. Os workshops são gratuitos e exclusivos para podólgos e tatuadores. Os lugares são limitados e é necessário efetuar inscrição prévia pela internet.

Serviço:

Workshop Um alerta sobre o perigo do melanoma palmo-plantar e ungueal
Data: 5 de agosto de 2022
Horário: 14h
Local: Centro de Eventos da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS)
Endereço: Av. Ipiranga 5311, Partenon, Porto Alegre, RS, CEP 90610-001
Inscrições: https://forms.gle/Swry2xTkTjcbDoFJA

Workshop Nunca esconda um melanoma com uma tatuagem
Data: 5 de agosto de 2022
Horário: 16h
Local: Centro de Eventos da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS)
Endereço: Av. Ipiranga 5311, Partenon, Porto Alegre, RS, CEP 90610-001
Inscrições: https://forms.gle/rDjBjxvhVSMrfZXj8

Sobre o Grupo Brasileira de Melanoma: Fundado em 1996, o GBM se consolidou como referência brasileira em prevenção, diagnóstico, acompanhamento, tratamento e pesquisa do melanoma em todas as suas modalidades. O grupo reúne 2 mil médicos de diferentes especialidades médicas, principalmente dermatologia, oncologia clínica, oncologia cirúrgica e patologia. Em mais de 20 anos de história, o GBM realizou 12 conferências nacionais, dezenas de eventos regionais e centenas de reuniões locais em todo o Brasil, além de manter registros epidemiológicos e preparar artigos científicos. Promove também diversas campanhas voltadas à população, elucidando e conscientizando sobre o tema. Para saber mais, acesse: www.gbm.org.br.  

Redação: Marcelo Matusiak

Colaboração: Programa Juntos Contra o Melanoma
Edição e coordenação: Marcelo Matusiak

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies