O que é portabilidade no plano de saúde?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Como todos nós sabemos, contar com um plano de saúde é fundamental em diversas situações, porém, muitas dúvidas acabam surgindo quando pensamos na contratação do plano, e a principal delas é em relação a portabilidade do plano. 

Se você é uma das pessoas que ainda tem dúvidas com relação ao funcionamento dos planos de saúde, fique tranquila, você está no lugar certo, e com a leitura do nosso artigo, esperamos que suas dúvidas sejam respondidas. 

O que é um plano de saúde?

A princípio, vale destacar que o plano de saúde é um serviço que concede atendimento na área da saúde, através de exames, consultas e procedimentos, mediante o pagamento de uma mensalidade. 

No entanto, o que acontece é que esses procedimentos variam conforme as coberturas do plano: rede credenciada, tipo de assistência e acomodações, fatores que são detalhados no contrato do consumidor. 

Apesar de tal variação, existe uma lista com alguns dos serviços básicos que todo plano de saúde SP deve oferecer, os quais são estipulados pela ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar, que é a grande responsável pela fiscalização e orientação dos planos de saúde, também conhecidos como convênio médico. 

Já em relação ao seu funcionamento, os planos de saúde contam com coberturas diferentes, as quais variam de acordo a abrangência demográfica, com a forma de pagamento e com a possibilidade de inclusão de outros dependentes. 

Tipos de planos de saúde

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o que é um plano de saúde e sobre seu funcionamento, é interessante destacarmos que existem diferentes tipos de planos de saúde, sendo assim, antes de contratá-lo, é importante que você se certifique sobre qual é o plano mais adequado para você. Enfim, confira a seguir os tipos mais comuns de planos de saúde. 

Plano de saúde individual

O mais comum e mais popular de todos é o plano de saúde individual, e que como o próprio nome sugere, permite apenas um beneficiário. É um tipo de plano que se encontra disponível para todas as pessoas físicas, e a contratação deve ser realizada direto com a operadora, a qual irá te informar sobre os benefícios e sobre os valores. 

Plano de saúde familiar

Outro tipo de plano que também é bastante popular é o familiar. Nesse caso, ao ser contratado, os serviços estarão disponíveis para todos os membros da família, desde que seja apresentado um comprovante de união contendo as seguintes informações:

  • Certidão de nascimento (caso tenham filhos);
  • Certidão de casamento;
  • Comprovante de união estável. 

Plano de saúde empresarial

Em terceiro lugar, outro tipo de plano de saúde que também costuma ser bastante famoso é o empresarial. Nesse caso, para que a empresa possa contratá-lo, ela deve ter mais de 100 funcionários e a contratação principal deverá ser realizada por uma pessoa jurídica. 

No plano empresarial, o mais comum é que a empresa arque com uma porcentagem maior do pagamento, enquanto o funcionário deverá desembolsar uma pequena quantia, porém, essa regra varia de empresa para empresa. 

Apesar desses serem os mais comuns, vale destacar que existem alguns outros diferentes tipos de plano de saúde, que assim como os mencionados acima, poderão atender a todas as suas necessidades de forma coerente e eficiente. 

Qual é a importância de ter um plano de saúde

Agora que você já sabe o que é o plano de saúde e sabe que existem diferentes tipos de planos de saúde, separamos a seguir uma lista com as principais importâncias associadas ao convênio médico, que com certeza farão com que você corra atrás e seja uma conveniada. Veja:

  • Segurança e qualidade de vida;
  • Mais facilidade para conseguir marcar consultas;
  • Fácil realização dos exames de saúde;
  • Aumento da expectativa de vida.

Portabilidade do plano de saúde: a grande dúvida de muitas pessoas

Após entender os principais tópicos relacionados ao plano de saúde, chegamos no principal e no que faz parte da dúvida da maioria das pessoas: o que é a portabilidade. 

Apesar de muitas pessoas associarem a portabilidade a ideias mirabolantes, ela pode ser definida como o direito que o beneficiário tem de trocar de plano de saúde e de operadora, sem precisar cumprir um novo período de carência, porém, ela só pode ser disponibilizada para planos individuais e familiares. 

Além disso, existem algumas exigências para que o beneficiário possa trocar de plano utilizando a portabilidade, e as principais são as que iremos destacar a seguir:

  • Estar em dia com os pagamentos da operadora de origem;
  • Estar vinculado com a operadora há pelo menos 2 anos.

Por fim, vale destacar que para a portabilidade acontecer, não será necessário realizar o pagamento de nenhuma taxa adicional, nem na operadora de origem, nem na nova operadora. 

Por fim, agora que você já entendeu um pouco mais sobre o plano de saúde e sobre o que é a portabilidade no plano de saúde, invista em um convênio médico e garanta que sua saúde e de seus familiares seja protegida.

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies