Aprenda a investir em marketing pessoal

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A definição geral de marketing remete a empresas, sendo uma área que estuda o comportamento do cliente para satisfazer suas necessidades e desejos. Porém, o marketing pessoal destoa dessa definição, sendo utilizado no ambiente de trabalho.

Procurar emprego e se promover ao longo dos anos não é uma tarefa fácil, afinal, todos desejam ter seu trabalho reconhecido pelos gestores.

Porém, às vezes, isso não acontece, portanto, é essencial pensar em maneiras de trabalhar a imagem e se promover, principalmente através do marketing pessoal.

Promover-se no ambiente de trabalho pode soar difícil e estranho porque a maior parte das pessoas acredita que apenas realizar um bom trabalho fala por si só. Apesar desse pensamento ser reconfortante, na prática não é assim que funciona.

Enquanto algumas pessoas pensam que realizar o processo de autopromoção é sinônimo de “se gabar”, na verdade é uma habilidade de defender a si mesmo, uma habilidade extremamente importante no mercado de trabalho.

A arte de se promover dá ao funcionário a oportunidade de se destacar, mostrar sua importância para a equipe, obter o reconhecimento merecido e se preparar para avanços e novas oportunidades.

Isso porque não é realista supor que todos os chefes e colegas irão notar todas as habilidades, talentos e realizações de um funcionário sem que ele aponte algumas delas.

Esse fato se aplica principalmente para as pessoas que trabalham de maneira remota e possuem menos contato ainda com seus colegas de trabalho, diferentemente de um  porteiro, que possui muito contato com as pessoas em seu cotidiano.

Visando auxiliar as pessoas a se promoverem em seu ambiente de trabalho, este artigo vai apresentar a importância de se autopromover e como realizar isso utilizando as técnicas do marketing pessoal.

Por que se autopromover pode ser incomum?

Muitas pessoas ficam desconfortáveis em pensar sobre se autopromover em qualquer ambiente, pois muitas vezes elas cresceram em famílias ou culturas onde se espera a completa modéstia, até mesmo a falsa modéstia.

Para mulheres, isso se intensifica ainda mais, pois a modéstia é considerada uma qualidade feminina e, portanto, as mulheres são condicionadas socialmente a aderi-la.

Além disso, diversas vezes no ambiente de trabalho alguns colegas são vistos como pessoas arrogantes por se promoverem demais.

Entretanto, é importante ter em mente que é possível se autopromover sem parecer arrogante, em qualquer empresa, até mesmo aquelas que fabricam uniforme recepcionista hospitalar, principalmente, através das técnicas do marketing pessoal. 

Saiba a importância de se autopromover no trabalho

Se autopromover da maneira correta traz diversos benefícios, não só para o funcionário que está realizando a autopromoção, mas para a equipe e a empresa.

Parece contra-intuitivo pensar que realizar um marketing pessoal não é tudo sobre o funcionário.

No entanto, é importante pensar que não é apenas o funcionário que perde quando não destaca as suas capacidades e conquistas, mas as empresas também, até aquelas que fabricam salgados para vender em lanchonete.

Quando os chefes e colegas de trabalho não identificam e compreendem as capacidades, talentos e habilidades de um funcionário, o seu potencial não é atingido, trazendo prejuízos para a equipe.

Compartilhar de maneira proativa às próprias habilidades e o que se pode contribuir para a entrega de um projeto facilita a vida dos gestores.

Portanto, dentre os benefícios que realizar um marketing pessoal de maneira correta pode trazer para um funcionário, estão:

  • Otimizar tarefas;
  • Construir uma relação melhor com os colegas;
  • Desenvolver mais rapidamente a carreira;
  • Aumenta a realização profissional.

Além dos benefícios estarem voltados para as empresas, que conseguem utilizar todo o potencial de um funcionário que se autopromove.

A carreira desse funcionário é alavancada, aumentando o salário para que ele faça um  ensaio fotográfico família divertido e conquiste outros sonhos.

Ficar calado em um canto, dificilmente, faz com que alguém se promova, entretanto, estar sempre destacando seus pontos positivos e conquistas é o primeiro passo para conquistar cargos mais altos e até mesmo vagas internacionais.

Outro ponto que se destaca é a melhora da relação com os colegas de trabalho e até mesmo com o chefe, pois quando as próprias habilidades são expostas de maneira correta, gera admiração e respeito.

Em que consiste o marketing pessoal

O marketing pessoal é um conjunto de estratégias da área de marketing voltadas a aumentar o prestígio e a popularidade de uma pessoa em sua área de atuação, fazendo com que ela se torne especialista e referência na área.

Também conhecido como automarketing, essa técnica foi desenvolvida na década de 1950, ficando popular no país a partir de 1990. Esse conceito surgiu junto com a caminhada do marketing em compreender o mercado.

Porém, agora os profissionais das mais diversas áreas estavam em busca de identificar as necessidades do mercado para apresentar as melhores características e qualidades para se destacarem.

Como usar o marketing pessoal na autopromoção

É possível utilizar uma série de estratégias do marketing pessoal para se promover em um ambiente de trabalho, até mesmo em empresas que fabricam algodão doce festa infantil, dentre elas:

  • Utilizar redes sociais de trabalho;
  • Produza conteúdos relevantes;
  • Esteja atento às novidades;
  • Não pare de estudar;
  • Demonstrar interesse em cargos;
  • Saiba seu diferencial;
  • Faça network.

Todas essas dicas vão impulsionar qualquer funcionário que deseja se autopromover de maneira correta, atingindo novos objetivos profissionais.

Utilizar redes sociais de trabalho

O século 21 é considerado o século da informação e da tecnologia, onde uma série de informações são disponibilizadas online.

Quando uma companhia não possui presença digital, ou seja, um site ou redes sociais, ela dificilmente atrairia novos clientes e funcionários qualificados. É como se ela não existisse, principalmente em nível nacional e internacional.

O mesmo é válido para profissionais das mais diversas áreas, ter uma presença digital é essencial.

No caso de profissionais que buscam oportunidades em empresas convencionais, ter um perfil no linkedin é importante. O Linkedin é uma rede social dedicada para o mundo corporativo.

Para os profissionais autônomos que estão buscando se promover, como é o caso de fisioterapeutas, redatores, dentre outros exemplos, todas as redes sociais são válidas.

Produza conteúdos relevantes

Não basta apenas ter presença digital, é necessário engajar as redes sociais e os sites, produzindo conteúdos relevantes, que o público deseje ler.

No Linkedin é interessante postar as conquistas das pessoas, os cursos e eventos que participou, as atividades que realiza no cotidiano dentro da empresa, casos de superação, dentre outros exemplos.

Esteja atento as novidade

Para se sobressair no mercado de trabalho, é necessário sempre estudar as novidades do mercado e publicar nas redes sociais esses estudos.

Atualmente, a cada ano novas tecnologias e ferramentas são desenvolvidas para aprimorar a realização de tarefas no ambiente de trabalho.

Um mecânico de manutenção de aeronaves, por exemplo, deve estar atento a todas as novas aeronaves que são lançadas no mercado, para conseguir consertá-las.

Ter conhecimento sobre essas ferramentas e divulgá-las para os chefes e a equipe é essencial.

Não pare de estudar

Como dito anteriormente, o mercado está em constante transformação e lançando novas ferramentas e metodologias.

Dessa forma, é essencial continuar estudando, não parando em uma simples graduação, mas sempre buscando fazer uma pós-graduação ou tirar certificações. Sempre divulgando em redes sociais de trabalho e para a empresa.

Demonstrar interesse em cargos

Existem inúmeros exemplos de funcionários que realizavam serviços de faxina e com pouco tempo se tornaram gerentes de serviço de limpeza doméstica, isso porque demonstraram interesse em cargos mais altos.

Apenas realizar um bom trabalho não promove pessoas, é necessário sempre estar demonstrando interesse em cargos, sejam eles de liderança ou de nível técnico.

Porém, para demonstrar interesse é necessário se mostrar apto para adquirir novas responsabilidades.

Saiba seu diferencial

Conhecer a si mesmo é um dos primeiros passos para traçar uma estratégia de marketing pessoal.

Se um profissional não sabe suas qualidades e defeitos, ele não pode planejar maneiras de se desenvolver.

Faça network

Por fim, outra estratégia do marketing pessoal para alcançar o sucesso profissional é realizar network, através da presença em eventos, grupos e até mesmo em locais inusitados.

É falando com pessoas da área que às novidades são descobertas, indicações para empregos, dentre outras vantagens que enriquecem um profissional.

Por exemplo, um fazendeiro pode conversar com alguns fornecedores de produtos naturais a granel atacado para descobrir novas tecnologias para produção de produtos naturais, adquirindo conhecimentos sem gastar nada.

Considerações finais

Se autopromover utilizando as ferramentas e técnicas do marketing pessoal proporciona diversos benefícios aos profissionais e às empresas que estão buscando pessoas qualificadas.

O processo de divulgar todas as qualidades não é algo sustentando por si só, o profissional deve estar constantemente se atualizando sobre a sua área, estudando e buscando novas conquistas, sendo extremamente proativo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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