Como usar as hashtags no Instagram a seu favor?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Usar as hashtags no Instagram é obrigatório se você é um criador de conteúdo que deseja melhorar seu engajamento, com curtidas e comentários, além de ter mais visualizações reels.

Isso porque, essa é uma estratégia que permite que você seja encontrado com mais facilidade dentro do Instagram, alcançando a visibilidade que faz muita diferença para os negócios conectados ao mundo digital.

Contudo, as hashtags devem ser utilizadas de forma correta e estratégica, caso contrário você vai perder o seu tempo tentando ter resultado com elas.

No entanto, se você ainda não sabe fazer uso delas para expandir seu engajamento, separamos aqui tudo que você precisa saber para começar hoje mesmo. Veja!

Para que servem as hashtags?

Antes de entender como usar as hashtags no Instagram é essencial ter clareza quanto ao funcionamento delas de forma prática, assim fica fácil aplicá-las no dia a dia no seu perfil.

Logo, de modo resumido é possível dizer que elas funcionam como uma espécie de etiqueta dentro do Instagram e são responsáveis por categorizar os conteúdos.

Por isso, as hashtags são constituídas por palavras-chave e estão sempre acompanhadas no símbolo jogo da velha (#).

Dessa maneira, ao clicar em um hashtag, o usuário é direcionado para um espaço dentro do Instagram onde estão diversas publicações que utilizaram dessa mesma hashtag.

Sendo assim, a função e funcionamento são bem simples: serve exatamente para etiquetar os conteúdos e contribuir para que eles sejam encontrados com facilidade por outros usuários.

Para ficar mais fácil o entendimento, você pode imaginar a hashtag #perfumeimportados, por exemplo.

Logo, o usuário interessado nesse assunto, ao buscar por essa hashtag, poderá chegar até a sua loja. Simples assim!

Como usar as hashtags no Instagram?

Agora que você já sabe do que se trata e como funcionam as hashtags, faz muita diferença aprender como utilizá-las e é exatamente sobre isso que vamos falar aqui. Para te ajudar, nós separamos uma série de dicas. Veja!

Aposte em hashtags específicas

Uma coisa que você precisa entender quando o assunto são hashtags é que não faz sentido ser genérico demais, por mais que a palavra-chave seja altamente popular.

Isso porque, as tags genéricas não trazem retorno, em especial quando não fazem o menor sentido dentro do seu nicho.

Por exemplo, no Instagram algumas hashtags costumam ter muitas buscas, como #natureza, #instalove e outros. Porém, se não faz sentido com o seu tipo de conteúdo, não faz sentido também adicioná-las.

Sendo assim, para ter engajamento e alcançar bons resultados você precisa obrigatoriamente fazer uso de hashtags específicas e relacionadas ao seu nicho ou produto.

Apesar de elas não terem tanta visibilidade e busca quanto as tags genéricas, os usuários que você atrai ao seu perfil são mais qualificados.

Sem contar outro detalhe importante: a concorrência ao usar hashtags no Instagram específicas é bem menor.

Aposte em hashtag de localização

Essa é uma dica muito importante e que vai aumentar as suas vendas de forma impressionante, especialmente se for utilizada de forma correta: aposte nas hashtags de localização.

Ao fazer isso, você se torna capaz de atrair pessoas próximas ao local que você reside e até mesmo turistas que possam ter interesse no que você tem a oferecer.

Essa estratégia traz excelentes resultados se a sua marca é afetada pela localização, como é o caso de salões de beleza, fotógrafos, restaurantes e outros.

Portanto, se você tem um negócio local, obrigatoriamente faça uso das hashtags no Instagram de localização para atrair quem está próximo para conhecer e comprar da sua marca.

Faça uma análise das hashtag da concorrência

É muito importante no mundo digital que você esteja sempre acompanhando o que o seu concorrente está fazendo. Aqui o objetivo não é copiar, certo?

O intuito é buscar entender o que ele tem utilizado de estratégias de marketing digital, verificando o que tem funcionado e implementado de forma mais eficaz no seu negócio.

Então, essa análise também envolve as hashtags, onde você precisa entender aquelas que estão sendo usadas pelos seus concorrentes.

Afinal de contas, ninguém inventa hashtag do nada, precisa existir algo por trás e cabe a você analisar para entender. Caso faça sentido, aplique-as no seu conteúdo.

Como citado anteriormente, o ponto aqui é estudar o que funciona e a partir daí criar sua própria estratégia para potencializar seu engajamento.

Use as ferramentas de hashtags no Instagram

Não adianta inventar hashtags do nada, elas precisam ter uma boa busca para gerar resultados dentro do seu negócio e na sua conta.

Por esse motivo, as ferramentas de hashtags surgem como uma alternativa para facilitar as suas escolhas. Dentre as principais e mais importantes podemos citar:

Keyhole – monitora as hashtags do Instagram, mostrando a quantidade de vezes em que ela foi utilizada, o alcance, número de impressões e mais;

Display Purposes – ferramenta gratuita que mostra novas ideias de hashtags no Instagram a partir de uma tag principal. O melhor é identificar perfeitamente as hashtags em português.

Não exagere na quantidade de hashtag

Hoje o Instagram permite que os usuários adicionem até 30 hashtags nas suas publicações. Contudo, o exagero não faz muito sentido, pois pode acabar tornando a sua legenda cansativa para os usuários.

Sem contar que é bem difícil pensar em 30 hashtags que façam sentido seguindo todas as dicas acima, não é mesmo?

Logo, com isso em mente, o ideal é que você utilize no máximo 10 hashtags por postagem, tentando adicionar apenas aquelas que são mais centradas e segmentadas de acordo com o assunto da publicação.

Altere as hashtags segundo cada publicação

Outro ponto importante ao usar hashtags no Instagram é que você precisa alterar o uso delas de acordo com cada publicação, adicionando de forma que faça sentido.

O motivo para isso é bem simples: hoje o Instagram é capaz de entender que certos comportamentos são spams e podem acabar bloqueando o seu perfil.

Então, um desses comportamentos é exatamente o ato de copiar as mesmas hashtags em todas as publicações, sem alterar nem mesmo a ordem de uso.

Logo, a nossa dica é que você personalize as hashtags, buscando por aquelas mais específicas e que possuam alguma relação com o conteúdo e com a foto.

Crie suas próprias hashtags no Instagram

Quer saber um jeito de ter clientes fiéis e bem engajados com a sua marca? Desenvolva hashtags específicas para o seu negócio e estimule seus seguidores a fazerem uso delas também.

Assim, sempre que você fizer a venda de um produto ou serviço, pergunte se o cliente pode postar, mostrando se gostou da experiência e solicite que ele use hashtags.

Isso não precisa nem ser falado: você pode entregar um papelzinho com uma mensagem simples “gostou? Posta nas redes sociais, marque nossa loja e use a nossa hashtag”.

É algo simples, mas que funciona e permite que você acabe criando uma comunidade altamente engajada nas redes sociais com o seu produto ou serviço.

Conclusão

Hashtags no Instagram são partes de uma das estratégias mais eficazes para quem busca crescer de forma orgânica dentro dessa rede social. Porém, como toda estratégia, deve ser usada da forma correta.

Portanto, aqui você confere todas as dicas mais importantes e que funcionam quando se trata de hashtags no Instagram.

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies