Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares concede honraria a pecuaristas focados na produção de animais geneticamente superiores
A Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) estará na 47ª Expointer com o principal foco de valorizar o trabalho de campo de pecuaristas em prol do melhoramento genético dos rebanhos. O Prêmio Difusão Genética Nacional será entregue na segunda-feira à noite, 26 de agosto, na casa da ANC, na Expointer. A distinção visa destacar pecuaristas que multiplicam uma genética melhoradora.
Sobre o prêmio, a superintendente de Registro da ANC, Silvia Freitas, explica que é fundamental o pecuarista ter exemplares com expressivo número de filhos, mas, acima disso, ter um somatório que represente produção dentro das propriedades. “Neste caso, valorizamos machos e fêmeas dada a importância dessa genética que está sendo multiplicada pelo país”, ressalta. O Prêmio é concedido junto às raças avaliadas dentro do Programa de Melhoramento dos Bovinos de Carne (Promebo).
A Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares contabiliza a inscrição de 300 bovinos das raças Angus, Hereford, Devon, Charolês, Murray Grey, Normando, Shorthorn e 12 equinos da raça Percheron, que estarão na Expointer. O número de inscritos é considerado expressivo pela ANC, ao levar em consideração as dificuldades impostas aos criadores em função das enchentes de maio no Rio Grande do Sul. A 47ª Expointer será realizada de 24 de agosto a 1º de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil em Esteio (RS).
Foto: ANC/Divulgação