103 municípios brasileiros concentram 38,8% do eleitorado apto a decidir em uma segunda rodada de votações.
Com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 103 cidades brasileiras poderão realizar segundo turno nas eleições municipais de 2024. Juntas, essas localidades somam 60,5 milhões de eleitores, o que representa 38,8% do eleitorado nacional, que neste pleito totaliza 155,9 milhões de pessoas aptas a votar. Entre os maiores colégios eleitorais estão São Paulo (SP), com 9,3 milhões de votantes, Rio de Janeiro (RJ), com 5 milhões, e Belo Horizonte (MG), com 1,9 milhão de eleitores.
Por outro lado, municípios como Parauapebas (PA), Imperatriz (MA) e Magé (RJ) figuram entre as localidades com os menores contingentes eleitorais que poderão participar de uma possível segunda etapa de votação, cada um com cerca de 200 mil eleitores. A Constituição Federal e a Resolução TSE 23.734/2024 determinam que apenas cidades com mais de 200 mil eleitores têm a possibilidade de um segundo turno, caso nenhum candidato alcance a maioria absoluta no primeiro.
O estado de São Paulo lidera em número de cidades aptas ao segundo turno, com 30 municípios que ultrapassam os 200 mil eleitores. Seguindo a lista, o Rio de Janeiro e Minas Gerais aparecem com 11 e oito municípios, respectivamente. Ao todo, nove cidades brasileiras alcançaram pela primeira vez o patamar de 200 mil eleitores nos últimos quatro anos, como Camaçari (BA), Foz do Iguaçu (PR) e Palmas (TO), refletindo o crescimento populacional em diversas regiões.
Apesar do Distrito Federal não participar das eleições municipais por conta de sua estrutura administrativa distinta, as 26 capitais dos demais estados brasileiros possuem potencial para uma segunda rodada de votações. O primeiro turno das eleições ocorrerá no dia 6 de outubro, e, nos casos em que houver necessidade, o segundo turno está previsto para o dia 27 de outubro.
Crédito da Imagem: Marcos Oliveira/Agência Senado