Contribuintes gaúchos ganham prioridade no reembolso devido às enchentes de 2024
A Receita Federal permitirá, a partir desta quinta-feira (23), a consulta ao lote de restituições da malha fina de outubro. Ao todo, 264.602 contribuintes receberão R$ 700 milhões em reembolsos, sendo que 53% desse valor será destinado a categorias prioritárias. Entre os prioritários, estão os cidadãos do Rio Grande do Sul, incluídos na lista devido às enchentes que atingiram o estado neste ano.
A maior parte dos contribuintes prioritários, cerca de 126 mil pessoas, informaram a chave Pix do tipo CPF na declaração do Imposto de Renda, o que tem garantido maior agilidade no pagamento. Além disso, professores, idosos entre 60 e 79 anos, pessoas com deficiência e idosos acima de 80 anos também estão na lista de reembolsos prioritários. O lote inclui ainda 53.433 contribuintes que não possuem prioridades legais, mas que regularizaram pendências com o Fisco.
O pagamento será realizado no dia 31 de outubro, diretamente na conta ou chave Pix do CPF informada. Quem não estiver na lista poderá consultar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar eventuais pendências e enviar uma declaração retificadora. O lote atual contempla, ainda, restituições residuais de anos anteriores.
Contribuintes que não receberem o crédito por problemas com a conta informada terão até um ano para resgatar o valor no Banco do Brasil. Após esse período, será necessário acessar o portal e-CAC e solicitar a devolução por meio da opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Crédito da imagem: Reprodução/Receita Federal