Como escolher o caminhão ideal para o seu tipo de carga?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Cada modelo de caminhão é adequado para um tipo diferente de carga, de acordo com vários fatores; entenda qual se adequa mais às suas necessidades

(Crédito: iStock)

Quando se é caminhoneiro, é preciso se preparar adequadamente para cada tipo de carga que irá transportar. O tipo de veículo é determinado de acordo com características como peso, tamanho, volume e cubagem da carga, então a carroceria precisa se encaixar dentro dos requisitos para garantir uma viagem segura e não colocar o motorista nem o veículo em riscos que podem ser evitados.

Para isso, primeiramente, precisamos conhecer melhor cada tipo de caminhão e suas diferentes especialidades. Confira quais são as diferentes opções, de acordo com cada tipo de carga.

Cargas leves

Quando as mercadorias são menores, elas costumam já vir embaladas em suas próprias caixas, então isso facilita bastante o transporte. As chamadas cargas secas (que não precisam de nenhum cuidado com acondicionamento) ganham destaque neste grupo, pois são as mais comuns de se encontrar.

O tipo de caminhão vai variar de acordo com a quantidade e o tamanho das mercadorias. Tanto um Veículo Urbano de Carga (VUC), que são caminhões de menor porte, quanto um LS (que possui eixo duplo e pode carregar mais peso), pode dar conta do recado, então basta avaliar suas prioridades e investir mais em cargas secas que se adequem melhor ao veículo que dispõe.

Cargas moderadas

Temos aqui cargas que não são leves, mas também não são tão pesadas. Ainda assim, certamente, será necessário um veículo com maior capacidade de peso e espaço. A variedade deste grupo é grande, indo desde cargas frágeis (vidros, cristais, etc.) até medicamentos ou mudanças.

Para cargas frágeis, um caminhão-baú ou de carroceria aberta são mais recomendados. Já para medicamentos, que são delicados e precisam de total proteção durante a viagem, o VUC ou o bitrem (quando a carga for muito grande) são os mais adequados. Se tratando de mudanças, a versatilidade do VUC também dá conta do recado, mas, para cargas maiores, o toco (ou caminhão semipesado) é o modelo mais usado para transportar itens razoavelmente grandes.

Cargas pesadas

As cargas pesadas são o grupo mais diverso, já que enquadram diferentes tipos de mercadorias: carga viva (animais), indivisível (de grandes dimensões), a granel (em líquido ou grãos), veículos, etc. Mesmo com tamanha variedade, geralmente, qualquer modelo de grande porte consegue fazer um bom trabalho nesses casos específicos, como os trucks (caminhões pesados), os cavalos mecânicos (extra pesados) ou o bitrem.

Caso tenha dúvidas de onde adquirir qualquer um desses modelos, é possível alugá-los em locadoras de veículos grandes ou comprá-los em concessionárias ou em um leilão de caminhão, que oferece automóveis usados, porém em valores mais em conta.  

Fonte:

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies